terça-feira, 9 de junho de 2009

Interação quântica. O fenômeno que assustou Einstein.

A teoria quântica prevê que a interação de duas ou mais partículas quânticas ocorre de maneira, no mínimo, estranha.

Na interação quântica existem comportamentos difíceis de explicar, por exemplo: mesmo após separadas no espaço, quando uma ação é realizada numa partícula a outra responde imediatamente. Nós ainda não sabemos como as parículas se comunicam instantâneamente e nem como o sinal é passado, mas de alguma forma uma vez unidas elas se mantém fundamentalmente “amigas”.

Esse comportamento estranho assustou o maior físico de todos os tempos. Algo que ele chamou de “assustadora ação a distância.”

Agora imagine que as leis da mecânica quântica sejam extrapoladas para a física clássica. Você está aí na sua casa e de alguma forma você possui uma ligação fundamental com seus pais, afinal, vindo deles a interação está feita mesmo que depois disso vocês tenha sido separado dimensionalmente.

Absolutamente pra qualquer ação que ocorra com você eles apresentarão alguma reação. Se você está crescendo, por exemplo, eles podem estar diminuindo; Se você está ouvindo música eles podem estar cantando-a. Se você está se atritando com seu namorado(a) eles estão… Enfim, existem fenômenos que ainda bem que só ocorrem no mundo quântico…

Neste contexto existe um comportamento particularmente muito interessante que ocorre com bósons. Os bósons se locomovem sempre na direção de onde estão a maioria deles, se num reservatório existem só bósons (o Hélio II líquido é um estado de bosonificação do Hélio) e você tenta remover uma quantidade pequena com um recipiente, os bósons sobem pelas paredes (literalmente) do recipiente e pulam para o reservatório maior, isso ocorre até que não haja nenhum bóson no recipiente. Mais aqui.

Estranho né?!

Categorias: Conhecimento, curiosidades

0 comentários:

Postar um comentário

SEGUIDORES

SOBRE NÓS

COLÉGIO E CURSO NOSSA SENHORA DO CARMO, UR-01 IBURA.
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede." Carlos Drummond de Andrade

  ©Template by Dicas Blogger.